FALAR OU FICAR EM SILÊNCIO, EIS A QUESTÃO…
A informação circula na velocidade da luz e pode transformar um sussurro em um grito. A decisão de uma empresa de se comunicar ou não com a imprensa é mais importante do que nunca.
Alguns de vocês podem pensar que o silêncio é a melhor resposta. Que se não disserem nada, o problema vai simplesmente desaparecer. Mas, essa estratégia pode não funcionar. O silêncio pode ser interpretado como culpa, indiferença ou até mesmo arrogância. Ele cria uma lacuna que pode ser preenchida por outros: concorrentes, críticos, ou até mesmo boatos. Quando a sua história não é contada por você, ela pode ser interpretada por terceiros, e diferente da forma que você gostaria.
Por outro lado, a comunicação com a imprensa, quando bem-feita, demonstra transparência, responsabilidade e liderança. Ela permite que você apresente seu ponto de vista, corrija desinformações e, mais importante, mostre que a sua empresa se importa. É a oportunidade de se conectar com o seu público, com os seus clientes e com a sociedade e construir confiança em longo prazo.
O impacto: confiança, reputação e legado
O impacto de uma boa ou má comunicação é monumental. Uma resposta mal articulada ou um silêncio prolongado pode destruir anos de trabalho duro na construção de uma marca. Pode impactar diretamente a confiança dos consumidores, a moral dos funcionários e, em última análise, o valor de mercado da sua empresa.
Já a comunicação eficaz em momentos estratégicos pode fortalecer a reputação da sua marca, como uma líder ética e responsável.
Lembre-se: os desafios vêm e vão, mas a maneira como você os enfrenta pode representar a maneira que você é e define o legado da sua empresa. A forma como você se comunica hoje será a história de amanhã.
Assessoria de Imprensa
É aqui que a assessoria de imprensa entra em cena, para construir relacionamentos sólidos com jornalistas, entender o ciclo de notícias e, mais importante, preparar você para qualquer cenário.
Uma assessoria de imprensa experiente age como seu guia e escudo. Eles ajudam a elaborar a mensagem certa, a treinar os seus porta-vozes e a garantir que as suas palavras sejam claras, concisas e alinhadas com os valores da sua empresa. Eles entendem o jogo e sabem como atuar com a mídia para proteger e fortalecer sua marca.
Exemplo: quando o governo anuncia uma nova norma que impacta na sua empresa
Líderes, vamos encarar um cenário que pode tirar o sono de muitos de vocês: o momento em que um governo, seja nacional ou local, anuncia uma nova norma, lei ou projeto que pode mudar o rumo dos negócios. E com esse anúncio, o relógio começa a correr.
A primeira reação pode ser de incerteza, de esperar para ver o que acontece. Mas, como já sabemos, a inércia pode não ser amiga da reputação. Muitas vezes, o posicionamento rápido, eficaz, autêntico e estratégico é fundamental. O silêncio pode ser interpretado como conformidade passiva ou, pior, falta de preparo. A sua empresa, como parte do ecossistema econômico, tem um papel a desempenhar.
Como se posicionar?
- Analise: Antes de qualquer coisa, sua equipe, em conjunto com a assessoria de imprensa, deve analisar o impacto real da nova norma. Quais são os riscos? Quais são as oportunidades? Entenda os detalhes antes de se manifestar publicamente.
- Seja um líder de pensamento: Em vez de ser apenas reativo, a proatividade pode ajudar, e muito. Posicione a sua empresa como uma especialista no assunto. Ofereça a sua perspectiva construtiva. A imprensa precisa de fontes confiáveis para entender as nuances da nova regra. E quem melhor do que você, que vive o impacto direto, para fornecer essa visão?
- Comunique-se: Elabore uma mensagem também para seus funcionários, parceiros e clientes. Mostre que sua empresa está preparada, que entende o cenário e que está agindo, fazendo o seu melhor por todos. Se houver pontos de preocupação, apresente-os de forma profissional e com sugestões de melhoria.
- Colabore: Em muitos casos, por exemplo, a nova norma que citamos como exemplo ainda está em fase de consulta pública. Use sua assessoria de imprensa e sua equipe para se engajar no diálogo. Mostre que a sua empresa é uma parte interessada e responsável, disposta a contribuir para um ambiente de negócios mais justo e eficiente para todos.
A culpa é de quem?
Imagine que a imprensa, na busca por diferentes perspectivas, entrevista um membro da população que não está por dentro das nuances da tal norma que colocamos aqui como um exemplo. Essa pessoa, com uma opinião genuína, mas talvez equivocada, expressa uma visão contrária à sua, e essa matéria se torna a manchete do dia.
Essa não é uma questão de culpa, mas de responsabilidade. A imprensa busca a diversidade de vozes. Se os especialistas (as empresas) estão em silêncio, o que eles farão? Vão buscar outras fontes.
E isso também tem relação com a tal ESG que todos desejam implantar, ou seja, o valor da sustentabilidade em seu sentido amplo. Nesse caso, é a sua responsabilidade como líder e como especialista em sua área contribuir com a sociedade e educar o público. Se a sua empresa não se pronuncia para fornecer uma análise clara e acessível sobre como uma norma diretamente relacionada ao seu negócio impactará, como a população terá informações para formar uma opinião embasada?
Se a manchete do jornal for baseada em uma visão leiga e equivocada, algumas vezes (sem generalizar), pode ser porque a sua empresa, que detém o conhecimento, falhou ou não quis se posicionar. De certa forma, você “concordou” e deu o espaço para que a narrativa fosse construída sem a sua contribuição.
A sua voz, a sua expertise e o seu ponto de vista são essenciais para um debate saudável. Ao não se manifestar, você pode perder a oportunidade de contribuir com a opinião pública e com o desenvolvimento da sociedade.
A imprensa, aqui estamos falando dos veículos e profissionais que levam a sério o jornalismo, é uma ferramenta poderosa que pode contribuir para levar mensagens valiosas a milhares de pessoas.
Então, perguntamos a vocês: estão prontos para assumir o controle da sua história? A decisão é de vocês. O mundo está assistindo.
Com carinho
Equipe de jornalistas da Rotas Comunicação
Quer conhecer os nossos serviços? Entre em contato, clique aqui.