Conteúdo de valor é uma das principais tendências para o sucesso de empresas e negócios

Rotas Comunicação - Conteúdo de valor é uma das principais tendências para o sucesso de empresas e negócios

Em um cenário empresarial cada vez mais pautado pela essência e pelos valores de marcas e empresas, a comunicação exerce um papel fundamental. “Criar uma assinatura”por meio do conteúdo utilizado para se conectar com o público-alvo é um fator chave para uma estratégia de marketing de sucesso. Inúmeros estudos demonstram que a personalização da linguagem e a adaptação ao perfil do consumidor aumentam o engajamento e impulsionam as taxas de conversão.

De acordo com a pesquisa ‘Panorama de Marketing Digital’ da RD Station, entre as tendências predominantes para o posicionamento das empresas no universo virtual, está o marketing de conteúdo (71%) considerando o novo comportamento do consumidor que busca cada vez mais conhecer os valores e a essência das empresas e de seus profissionais.

Apesar da utilização cada vez mais expressiva de chatbots e de ferramentas como o ChatGPT, a necessidade de se diferenciar com o conteúdo próprio, o “feito à mão”, o inédito, se torna cada vez mais relevante.

“É importante destacar que ferramentas como o ChatGPT e outras inúmeras tecnologias que surgem em ritmo acelerado, apesar de serem atualmente muito importantes na hora da organização de conteúdo e para contribuir na agilidade da construção textual e em outras produções, é fundamental que as empresas entendam que esse tipo de tecnologia deve ser usada como aliada e não se tornar refém dela”, explica Larissa Andrade, diretora da Rotas Comunicação, referência em conteúdo empresarial e assessoria de imprensa. 

Investir em exclusividade de conteúdo e em profissionais capacitados para gerar essa conexão com os consumidores, sem deixar de lado a essência e a filosofia da marca, é um grande diferencial nos negócios, e contribui para aumentar a conversão e engajamento de leads, sem falar na aproximação com o cliente. Além disso, profissionais da comunicação que acompanham as tendências tecnológicas constantemente e sabem como utilizar ferramentas inovadoras para contribuir (e não para definir) os processos de marketing certamente se destacam. Os “robôs”podem ajudar, mas os mestres do marketing e da comunicação são e seguirão os “seres humanos“, complementa a especialista. 

Além disso, pesquisa “Comunicação Eficaz: O Papel da Linguagem em Negócios” da Nielsen, aponta que 65% dos consumidores afirmam que a linguagem utilizada nas campanhas impacta diretamente na decisão de compra.

Definir a linguagem adequada para cada projeto é uma tarefa que deve ser abordada com atenção e, por isso, a importância de contar com suporte profissional. É essencial considerar o canal de comunicação em uso definido pelo marketing da empresa. Por exemplo, enquanto o e-mail marketing pode exigir uma abordagem mais formal e informativa, as redes sociais demandam um tom mais descontraído e próximo. Por outro lado, informações para canais de notícia, para blogs e para veículos de imprensa devem trazer conteúdo objetivo e de utilidade e relevância jornalística. A Rotas Comunicação adota uma metodologia estratégica que envolve um trabalho alinhado à filosofia das empresas e com as estratégias do departamento de marketing, incluindo análise do público-alvo e o canal de comunicação escolhido, o que permite a criação de conteúdo que realmente atinja os consumidores.

Análise de personas, por exemplo, ajuda a entender melhor as necessidades, os desejos e a linguagem do público. A criação de conteúdo direcionado e exclusivo, como artigos de blog, releases à imprensa, comunicados internos e externos, postagens em redes sociais, conteúdo em áudio, livros e newsletters, é feita levando em consideração esse direcionamento, o que assegura que a mensagem chegue de forma clara e impactante.

Além disso, ao mesmo tempo, a agência utiliza ferramentas de análise de dados para monitorar a presença e o desempenho do conteúdo nos canais de comunicação e, dessa forma, permite que a comunicação seja continuamente otimizada, o que aumenta ainda mais a efetividade das interações com os consumidores.

Adaptar a linguagem ao contexto, à filosofia das marcas e ao canal de comunicação pretendido é “criar uma assinatura” e, sem dúvida, um passo essencial para conquistar e manter a preferência do consumidor.

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