Comunicação bidirecional é vital para força de marcas e confiança do consumidor

Rotas Comunicação - Comunicação bidirecional é vital para força de marcas e confiança do consumidor

“É notável que a implementação do modelo de comunicação bidirecional por meio da assessoria de imprensa contribui para a percepção e a confiança do público. As organizações podem construir confiança, credibilidade e transparência ao se envolverem em conversas significativas com o público por meio da mídia”.

Confira alguns dos trechos do estudo feito nos Emirados Àrabes: “O papel das práticas de assessoria de imprensa na gestão de conteúdo e o papel mediador das novas plataformas de mídia”, (Al Hadeed AY, Maysari I, Aldroubi MM, Attar RW, Al Olaimat F e Habes M, 2024).

1. Pesquisas concluíram que “A confiança e a colaboração entre assessores de imprensa e profissionais de mídia resultam em conteúdo de mídia mais preciso e confiável. Além disso, a adoção do modelo de comunicação bidirecional melhora a precisão das informações compartilhadas no conteúdo de mídia. Profissionais de assessoria de imprensa interagem ativamente com jornalistas, fornecendo informações precisas e oportunas, reduzindo as chances de disseminação de desinformação e rumores e garantindo que a mídia tenha acesso a fontes confiáveis ​​e informações verificadas. Além disso, o modelo de comunicação bidirecional permite uma comunicação eficaz em situações de crise”.

2. ”Por meio de uma comunicação aberta e transparente, as organizações podem controlar a narrativa e minimizar a disseminação de rumores ou informações falsas. Além disso, é notável que a implementação do modelo de comunicação bidirecional por meio da assessoria de imprensa contribui para a percepção e a confiança do público. As organizações podem construir confiança, credibilidade e transparência por meio de conversas significativas com o público por meio da mídia. Isso promove uma percepção positiva entre o público, que percebe a organização como receptiva, aberta e disposta a dialogar. O modelo de comunicação se alinha bem com a natureza interativa das plataformas digitais.“

3. Em termos de interações com públicos por meio da mídia e comunicação colaborativa, o estudo revela que “a assessoria de imprensa é um dos principais fatores que garantem a comunicação contínua com públicos em diferentes níveis. Referindo-se mais especificamente ao papel das assessorias, Berg e Blomqvist argumentaram que as práticas estão criando uma cultura de diálogo e comunicação entre organizações e indivíduos. Anteriormente, o papel das assessorias de imprensa era focado em informar, mas hoje, esse papel foi transformado e aprimorado para a comunicação. O foco nos clientes e em seu feedback é comparativamente maior. Como resultado, a comunicação é bidirecional, onde os clientes não apenas ouvem o que as organizações têm, mas as organizações também devem ouvir o que seus clientes esperam delas”.

Entenda mais sobre as soluções em comunicação bidirecional e assessoria de imprensa. Entre em contato e agende uma reunião.