Não tem assessoria de Imprensa? Passo a passo para quem deseja contratar

A assessoria de imprensa é uma ferramenta estratégica essencial para empresas que buscam aumentar sua visibilidade, construir credibilidade e gerenciar sua imagem pública. No entanto, muitas organizações, especialmente as que nunca contrataram esses serviços, podem ter dúvidas sobre como proceder. Entenda mais sobre o assunto.

O que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é o conjunto de atividades que visa estabelecer e manter uma relação profissional e qualificada entre uma empresa e a imprensa, com o objetivo de promover sua imagem e seus produtos ou serviços e, ao mesmo tempo, contribuir com informações de alta qualidade e relevância aos jornalistas. Isso inclui a elaboração de eventos e ações com a imprensa, press releases, gerenciamento de crises, análise de resultados, treinamento para entrevistas e atuação de equipe de jornalistas preparada para atender tanto o empresário, o cliente, como a imprensa.

Passo a Passo para contratar uma Assessoria de Imprensa

1.Identifique suas necessidades

Antes de buscar uma assessoria, é fundamental entender quais são as suas necessidades. Pergunte-se:

– Qual é o objetivo da minha comunicação?

– Quero aumentar ou fortalecer a visibilidade da marca da minha empresa ou da minha imagem, apresentar produtos e serviços, compartilhar informaçoes de interesse público, lançar um novo produto, evento ou gerenciar uma crise?

Pesquise provedores de serviços

Pesquise agências de assessoria de imprensa que tenham experiência no setor, casos de sucesso e, de preferência, que ofereçam soluções que vão além das atividades básicas de um assessor de imprensa, englobando um suporte 360 ao depto de marketing e à imprensa. Isso também engloba o suporte constante à sua empresa e à mídia. Empresas que contam com uma agência formada por equipe de jornalistas (e não apenas um assessor) tendem a impactar de forma mais efetiva já que produções da área, voltadas a pesquisas, criatividade nas ações, soluções tecnológicas e conteúdo são mais eficazes quando analisadas e discutidas em um grupo.

Avalie portfólios e casos de sucesso

Analise o portfólio de possíveis fornecedores. Veja a reputação deles no mercado e observe casos de sucesso que possam ser relevantes para a sua empresa, além de toda a estrutura oferecida pela agência para o seu atendimento. Pergunte sobre suas metodologias, experiências anteriores e como lidariam com situações específicas que a empresa pode enfrentar.

Negociação e Contrato

Após escolher a agência, é  importante que todas as expectativas sejam documentadas, incluindo entregas e valores, além de termo de confidencialidade. Agências especializadas geralmente dispõem de um guia inicial para orientar o cliente sobre cada passo a ser tomado.

 

Estabeleça um relacionamento de confiança

A comunicação aberta e honesta entre sua empresa e a assessoria é crucial. Defina pontos de contato e reúna-se regularmente para discutir progresso e ajustes necessários e peça cronogramas de atividades e prazos para acompanhamento constante.

Apoio em treinamentos e entrevistas

Uma boa assessoria de imprensa irá guiá-lo em todo o processo por meio de sua experiência. Empresas que têm estrutura para treinamentos e gravações demonstram que estão bem preparadas para oferecer amplo suporte em entrevistas e outras situações de comunicação. A assessoria proporcionará orientação constante durante as entrevistas, ajudando a moldar a mensagem e a garantir que a comunicação seja eficaz.

Defina metas e avalie resultados

Trabalhe com a assessoria para definir métricas sobre o impacto do trabalho na mídia. Questione sobre as ferramentas que serão utilizadas para análise de resultados, presença na mídia e monitoramento das menções à sua marca. O uso de ferramentas de análise modernas é fundamental para entender o impacto das campanhas e ajustar estratégias conforme necessário.

Pesquisas

Avalie as sugestões trazidas pela assessoria de imprensa, números e dados do setor e se ela acompanha as tendências do seu mercado e do cenário da comunicação. Isso ajudará a sua empresa a garantir segurança para seguir com a contratação.

Gerenciamento de crises

Esteja preparado para crises. Entenda a experiência da assessoria para lidar com situações adversas que possam surgir.

Para mais informações sobre os benefícios da assessoria de imprensa, entre em contato com a equipe da Rotas Comunicação, com quase 30 anos de experiência na área.

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