NEGÓCIOS – Tecnologias de impressão 3D são nova tendência entre indústrias

Rotas Comunicação - NEGÓCIOS – Tecnologias de impressão 3D são nova tendência entre indústrias

FOTOS EM ALTA LINK PARA DOWNLOAD
Link: https://1drv.ms/u/s!AlOaNOw1qQ7smxUFqRIeD9jZ00Tr?e=h8R7c9
Legenda: Os diretores da Wishbox, Tiago e Rodrigo Marin.
Créditos: Divulgação

Link: https://1drv.ms/u/s!AlOaNOw1qQ7spDsjRUCLz8bIPiZk?e=h2hv9B
Legenda: Impressora 3D Ultimaker S5.
Créditos: Divulgação

Balneário Camboriú, SC, 26, novembro, 2019 –

Com startup aberta há 8 anos em Balneário Camboriú (SC), a Wishbox Technologies deve chegar a 1,5mil impressoras 3D vendidas até o final deste ano. Destaque para o setor industrial que representa cerca de 60% do volume de vendas

O negócio familiar, dirigido pelos primos Tiago e Rodrigo Marin, iniciou suas atividades em 2011, em Balneário Camboriú, cidade do litoral norte catarinense. Na época, eles não imaginaram que a startup de tecnologias 3D faria expressivo sucesso. Após alguns meses da inauguração e com a participação de feiras de inovação, começaram a receber solicitações de empresas interessadas em equipamentos para incorporar a indústria 4.0 (também chamada de quarta revolução industrial onde tecnologias de automação contribuem para diminuir custos e aumentar a produtividade das fábricas) e por universidades que passaram a aderir a cultura de inovação em Fab Labs (laboratórios de fabricação).

Mesmo com uma empresa iniciada em um período conturbado da economia, a direção da Wishbox Technologies constatou que o mercado, apesar de jovem no Brasil, com pouco tempo desde o início da comercialização de impressoras 3D, vem buscando cada vez mais formação sobre a indústria 4.0.  Prova disso é o crescimento exponencial em vendas de equipamentos – especialmente para o setor industrial – que alcançou crescimento de mais de 60% neste ano.

Na lista de clientes estão empresas de peso como a thyssenkrupp, uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no país, a Fortlev, líder nacional na fabricação e venda de reservatórios de água e com grande participação no mercado de tubos e conexões em PVC, e a Embraco, multinacional com foco em soluções inovadoras para a refrigeração.
“Antes nosso trabalho consistia em vender e dar assistência. Hoje, implementamos um modelo de negócios chamado “Sucesso do cliente”, que consiste em estudar fábrica e depois soluções para o uso da impressora 3D junto ao cliente. Assim, oferecemos opções concretas de inovações na implementação da manufatura aditiva, com treinamento personalizado gratuito e suporte técnico especializado”, contam os empresários Tiago e Rodrigo.

“Muitos não imaginam, mas a tecnologia pode ser usada desde a fase de concepção, testes, validação de projetos, inventário digital (onde a empresa deixa de ter estoque de peças), fabricação de moldes, customização de produtos, até a fabricação de peças finais, entre outros”, complementam.

Tecnologias de última geração        

A Wishbox é representante oficial das líderes mundiais em tecnologias para a manufatura aditiva. É a representante exclusiva da holandesa Ultimaker no Brasil e revendedora oficial das fabricantes Formlabs e Makerbot. São equipamento que atendem as necessidades de criações com total liberdade geométrica, além de oferecer impressões precisas, niveladas e uniformes. Custam de R$19 mil até mais de R$ 60 mil, dependendo das configurações escolhidas.

Como surgiu a ideia de trazer impressoras 3D ao Brasil

Foi em 2011 que os primos Tiago e Rodrigo decidiram dar novo rumo às suas vidas, com suporte de sua família. A ideia inusitada para a época, de trabalhar com a venda de equipamentos 3D, surgiu através de um primo de apenas 11 anos. “Ele nos chamou para ver um vídeo na internet sobre uma máquina que fabricava objetos de plástico. Era uma novidade para a época no Brasil, apesar de já ser uma tecnologia difundida no exterior”, lembram.

Apaixonadas por tecnologia, decidiram iniciar um negócio na área. Com o apoio do tio, também empresário, que sugeriu que a empresa começasse como uma incubadora (projeto em desenvolvimento) foi que surgiu a Wishbox Technologies. Depois de planejamento e muitas pesquisas começaram a importar equipamentos e difundir a tecnologia no mercado brasileiro.

Mais informações: https://www.wishbox.net.br/

Voltar