FINANÇAS – Mesmo após segunda alta da Selic, especialista em investimentos imobiliários aponta oportunidades no setor

Rotas Comunicação - FINANÇAS – Mesmo após segunda alta da Selic, especialista em investimentos imobiliários aponta oportunidades no setor

FOTOS EM ALTA PARA DOWNLOAD

Link:
https://1drv.ms/u/s!AlOaNOw1qQ7szXQjm2Z9-0Bqtp-_?e=msY9DY
Créditos: Angelo Borba

Balneário Camboriú, SC, 02, junho, 2021 –

Com nova alta da Selic para 3,5%, especialista em investimentos imobiliários no Brasil, Renato Monteiro, diz que as decisões devem ser tomadas com base na perspectiva de novos reajustes, e não na taxa atual

Diante da realidade de inflação no Brasil, somado à depreciação cambial e a queda da produtividade da indústria pela pandemia, a antiga taxa da Selic a 2% se tornou impraticável, de acordo com o Banco Central. Dessa forma, no dia 5 de maio de 2021, o Comitê de Política Monetária – Copom – decidiu subir a taxa de 2,75% para 3,5% ao ano – a segunda alta consecutiva de 0,75 pontos percentuais.

De acordo com o especialista em investimentos imobiliários Renato Monteiro, CEO da Sort Investimentos, a atual taxa de 3,5% ao ano ainda é considerada baixa para o investidor habitual que já conviveu com números acima de 5%. “Mesmo com reajustes, a taxa da Selic, que serve como referência para o custo das linhas de crédito em geral, ainda não acompanhou a inflação. Tanto que os agentes financeiros já estão projetando patamares de 5,5% ao ano”, avalia Monteiro.

Freio para os preços de imóveis
Monteiro afirma que, com a taxa Selic mais alta, o crédito ficará mais caro e o “dinheiro” valerá mais. “Sempre há novos ciclos econômicos. A taxa Selic mais alta é como um freio para os preços e gera uma estagnação de valorização dos bens, desacelerando a curva de crescimento. Em outras palavras, esse é o momento ideal para quem deseja comprar um imóvel, enquanto a taxa Selic ainda está baixa e a oferta de crédito mais acessível”, explica Monteiro.

Renegociação de financiamento bancário 
Monteiro ainda afirma que, neste momento, as linhas de créditos concedidas pelos bancos ainda estão mais atrativas se comparadas ao financiamento direto com construtoras, por exemplo. Segundo ele, há várias opções de linhas de financiamento no mercado, porém a recomendação é obter crédito com bancos.

“Cada vez mais há novas formas de indexação do financiamento, como no caso das taxas prefixadas. Atualmente, nossa recomendação é adquirir imóveis com financiamento bancário. Isso porque os bancos não costumam seguir o reajuste de acordo com taxas que oscilam mais como o IPCA. Outro fator importante é a concorrência, já que o banco não quer perder o cliente, que tem levado cada vez mais pessoas a buscarem pela portabilidade”, analisa.

Resultado em vendas da taxa Selic baixa 
De acordo com a Associação das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), houve aumento na concessão de financiamentos imobiliários com recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). O volume mais do que dobrou no primeiro trimestre deste ano (112,8%) em relação a igual período de 2020, para R$ 43,1 bilhões.

De acordo com Monteiro, conviver com a taxa Selic mais baixa da história nos últimos meses contribuiu para estimular investimentos no ramo imobiliário, uma vez que a renda fixa não estava gerando grandes retornos. “A taxa ainda está baixa e próxima de países desenvolvidos. Estamos com taxas de juros muito semelhantes aos Estados Unidos, por exemplo, porém ainda não desfrutamos da facilidade de crédito que o norte-americano tem, tanto pela questão da insegurança econômica quanto jurídica do país”, explica o CEO da Sort Investimentos Renato Monteiro.

SOBRE A SORT INVESTIMENTOS 
Desde 2018, a Sort Investimentos atua no mercado imobiliário, na seleção e gestão de imóveis com foco no investidor dos diferentes perfis. Em um curto período de atividades, conta com mais de R$ 5 bilhões em ativos sob assessoria e é uma das maiores lojas virtuais de imóveis em Santa Catarina. Oferece serviços completos no processo de compra, locação, administração e venda de imóveis e terrenos residenciais, comerciais e industriais, além de consultoria e suporte jurídico. É comandada por Renato Monteiro, que carrega 10 anos de experiência no mercado imobiliário logístico e de luxo internacional.
www.sortinvestimentos.com.br

Voltar